top of page

Conheça abaixo o acervo da documentação histórica do Serviço Social em Pernambuco entre 1940 e 1970.

Faça também o download do inventário do acervo gratuitamente.

Caso tenha interesse em consultar a documentação digitalizada, faça a solicitação ao final da página

O acervo de documentos da trajetória do Serviço Social em Pernambuco é constituído por três grupos de materiais:

Os documentos da antiga Escola de Serviço Social de Pernambuco (ESS/PE), incorporados ao Memorial Denis Bernardes, da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco. Com datação entre 1940 e início de 1971, esse acervo compõe-se dos estatutos, regimentos, relatórios, listas, atas, ofícios, recibos, convênios, recortes de jornais, dentre outros, dispostos em 23 caixas, relativos ao funcionamento da ESS/PE;

Os Trabalhos de Conclusão de Curso das/os alunas/os da ESS/PE, concluídos entre finais de 1940 até a extinção da Escola, arquivados na categoria de “obras raras” na Biblioteca do CCSA-UFPE, cuja listagem identifica aproximadamente 138 desses documentos.

As matérias jornalísticas, publicadas após finais dos anos 1930, com notícias sobre o funcionamento da ESS/PE e os aspetos das políticas e ideologias governamentais relacionadas ao Serviço Social da época. Aqui, destacam-se os artigos do Jornal Folha da Manhã, criado por Agamenon Magalhães em 1938. Até o momento, encontram-se mapeadas 75 dessas matérias, publicadas entre 1938 e 1944.  

CAPA ACERVO.png
adesivo-de-seta-verde-p--s-lo-by-Vexels.

MEMÓRIA DA ESCOLA

adesivo-de-seta-verde-p--s-lo-by-Vexels.

MONOGRAFIAS DA ESCOLA

adesivo-de-seta-verde-p--s-lo-by-Vexels.

MATÉRIAS DE JORNAIS

MEMÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO:  inventário do acervo

MEHSSPE (ORG.)

Este inventário apresenta o acervo de documentos, até então acumulados, direta ou indiretamente relacionados à trajetória do Serviço Social no estado entre as décadas de 1940 e 1970. Está dividido em três seções: a primeira relaciona os Trabalhos de Conclusão de Curso das alunas e alunos da antiga Escola de Serviço Social de Pernambuco; a segunda informa a lista de documentos da ESSPE, os quais constituem evidências dos processos de funcionamento da instituição; e a terceira cataloga matérias do Jornal Folha de Manhã, com a respectiva transcrição da maioria delas, nas quais se encontram notícias e artigos, majoritariamente assinados pelo interventor do Estado Novo em Pernambuco, Agamenon Magalhães, explicitando as ideologias que informavam a atuação governamental em torno das refrações da "questão social" entre os anos de 1938 e 1944. Cada uma dessas seções é precedida de uma apresentação mais detida ao longo do inventário.

Projeto Capa - Montagem Final.png
bottom of page